quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Avaliação da aprendizagem: Relações professor-aluno na sala de aula

Para visualizarmos a avaliação no processo ensino aprendizagem que tem professor e aluno como personagens centrais, faz-se necessário a definição de alguns conceitos. Dentre eles a categoria do processo pedagógico; a organização do trabalho pedagógico no ambiente escolar macro e micro. E por fim a função formativa da escola.
Faz-se necessário ter ciência de que qualquer avaliação precisa olhar o modelo global, até chegar à realidade institucional. Fazer tal relação poderá nascer um modelo novo e condizente com a realidade que se quer aplicar a avaliação. A avaliação necessita fluir do querer coletivo da escola, dessa forma não haverá imposição e o professor colocado na “parede”, assim como não será algo singular e restrito parecendo uma imposição ao aluno.
Um grande erro proclamado por um bom tempo e que ainda acontece na pratica de alguns profissionais, e de que a avaliação dar-se apenas no final do processo medindo com uma nota se se alcançou o nível necessário de conhecimento. Quando tal visão prevalece não se observa o inteiro da sala de aula, ficando o ensino de forma incompleta. Uma atitude precisa ser tomada por profissionais que atuam e que vão vir atuar na área, de não somente advogar para um processo de avaliação continua e não de forma isolada.
Os objetivos do ensino são um primeiro passo para uma visão linear do processo pedagógico, passando por definição dos conteúdos e metodologias a serem aplicadas, com isso acontecerá à otimização de cada etapa do aluno. Faz-se necessário olhar a educação e conduzi-la baseada na natureza dinâmica e contraditória das categorias, o que permite organizar o processo em dois núcleos interligados: Objetivos/avaliação e conteúdo/método. Assim sendo os objetivos e a avaliação, orientam o processo.
Dessa forma o que se quer, não é unificar objetivos-conteúdos-métodos, mas sim fazer pensar o processo não tendo a avaliação como subordinada ao fim do trabalho pedagógico sem alcançar sua finalidade que é o desenvolvimento do aluno. A avaliação não pode ter como único fundamento, verificar se o aluno está apto ou não a seguir para outra sequencia de conhecimentos.

Assim sendo a avaliação não é apenas o final do processo, mas sim parte importante no todo desenvolvimento pedagógico. Um professor deve avaliar o dia a dia.

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