Para visualizarmos a
avaliação no processo ensino aprendizagem que tem professor e aluno como personagens
centrais, faz-se necessário a definição de alguns conceitos. Dentre eles a
categoria do processo pedagógico; a organização do trabalho pedagógico no
ambiente escolar macro e micro. E por fim a função formativa da escola.
Faz-se necessário ter ciência
de que qualquer avaliação precisa olhar o modelo global, até chegar à realidade
institucional. Fazer tal relação poderá nascer um modelo novo e condizente com
a realidade que se quer aplicar a avaliação. A avaliação necessita fluir do
querer coletivo da escola, dessa forma não haverá imposição e o professor
colocado na “parede”, assim como não será algo singular e restrito parecendo
uma imposição ao aluno.
Um grande erro proclamado
por um bom tempo e que ainda acontece na pratica de alguns profissionais, e de
que a avaliação dar-se apenas no final do processo medindo com uma nota se se
alcançou o nível necessário de conhecimento. Quando tal visão prevalece não se
observa o inteiro da sala de aula, ficando o ensino de forma incompleta. Uma
atitude precisa ser tomada por profissionais que atuam e que vão vir atuar na
área, de não somente advogar para um processo de avaliação continua e não de
forma isolada.
Os objetivos do ensino são
um primeiro passo para uma visão linear do processo pedagógico, passando por
definição dos conteúdos e metodologias a serem aplicadas, com isso acontecerá à
otimização de cada etapa do aluno. Faz-se necessário olhar a educação e conduzi-la
baseada na natureza dinâmica e contraditória das categorias, o que permite
organizar o processo em dois núcleos interligados: Objetivos/avaliação e
conteúdo/método. Assim sendo os objetivos e a avaliação, orientam o processo.
Dessa forma o que se quer,
não é unificar objetivos-conteúdos-métodos, mas sim fazer pensar o processo não
tendo a avaliação como subordinada ao fim do trabalho pedagógico sem alcançar
sua finalidade que é o desenvolvimento do aluno. A avaliação não pode ter como
único fundamento, verificar se o aluno está apto ou não a seguir para outra
sequencia de conhecimentos.
Assim sendo a avaliação não
é apenas o final do processo, mas sim parte importante no todo desenvolvimento
pedagógico. Um professor deve avaliar o dia a dia.
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