O
Jogo na educação infantil. É extremamente difícil definir o que é jogo. Sabemos
de suas diversas características e aplicabilidade, com crianças, adultos e
políticos. O jogo podem ter regras padrões e também imaginarias, nem sempre vai
esta ligado a satisfação, pois algumas vezes como em uma partida de futebol vai
dar-se por obrigação e responsabilidades. O jogo normalmente faz pensar e são
cercados de regras, estratégias e habilidades. A disputa se faz presente e se
estamos em uma partida de dama, peteca ou futebol o que no fim queremos e
ganhar. As diferentes formas em varias culturas fazem do jogo uma atividade
complexa; uma criança em um quarto brincando de atirar flecha na parede, se
observada por uma criança indígena vai ser definida de forma diferente de uma
simples brincadeira. Pois para essa segunda criança o arco e a flecha é parte
do seu cotidiano para a sobrevivência na caça e até na guerra. Segundo Jacques
Henriot (1983,1989), o jogo apresenta “o resultado de um sistema linguístico
que funciona dentro de um contexto social, um sistema de regras e um objeto”.
No primeiro a linguagem funciona fomo bases de expressões e formam certas leis
de construções do cotidiano. Não existe um padrão para todos os lugares de
jogo, o meio onde se vive vai definir ou não se determinada atividade se
enquadra em ser um jogo. Cada sociedade pode atribuir a o entendimento da
utilidade de um jogo. No segundo caso a continuidade determina o modelo a
seguir a ação, o baralho, por exemplo, tem suas regras definidas e são
diferentes de domino, isso faz cada um ser diferente e enquadrado em uma
diferente configuração de jogo apesar de no fim apontar um vencedor. Já o
terceiro aspecto o coloca como algo concreto, feito para aquela finalidade como
as cartas de um baralho, as pedras de um domino e outros objetos. O brinquedo é
algo que ajuda a compreensão deste meio, feito para ir muito além da imaginação
da criança e até do adulto, o brinquedo e parte dos contextos imaginários e
reais de uma criança. O fabricante de um brinquedo inteligentemente o adapta e
o modela de acordo com a cultura que almeja, buscando sempre um positivo valor.
A família do Jogo; existem vários significados aplicados a modelos de jogos,
segundo o autor tem uma grande família de jogos de tabuleiro, cartas, bola etc.
As características de um jogo; O prazer, o caráter “não serio”, a liberdade,
separação de fenômenos cotidianos, regras, caráter fictícios e sua limitação de
tempo e espaço. Já Vygotsky diz que nem sempre um jogo tem características,
pode haver esforço e desprazer. De certo das características e que todos costumam
ter tempo e espaço com sequencia própria das brincadeiras. Nem sempre uma
brincadeira com tais características poderá ser definida como um jogo, segundo
Garvey (1977), King (1979), Rubin e outros (1983), Smith e Vollstedt (1985)
elaboram critérios mais recentes para identificar traços de um jogo; A não
literalidade, efeito positivo, flexibilidade, prioridade do processo de
brincar, livre escolha e o controle interno. As relações entre jogo infantil e
a educação: paradigmas; tempos atrás essa relação era encontrada pela
recreação, favorecimento do ensino e diagnostico da identidade infantil. No
renascimento foi visto como um jeito de favorecer a inteligência e somar com o
estudo, ao olhar para as necessidades do infantil. O romantismo constrói um
novo lugar para crianças e suas atividades mais para o lado espontâneo e livre.
Para Vygotsky (1988, 1987, 1982) [...] Os processos psicológicos são
construídos a partir de injunções do contexto sociocultural. Seus paradigmas
para explicitar o jogo infantil localizam-se na filosofia marxista-leninista,
que concebe o mundo como resultado de processos histórico-sociais [...]. Tipos
de brinquedos e brincadeiras; brinquedo educativo/jogo educativo com
finalidades pedagógicas soma a educação, tornando-a prazerosa. Brinquedos
tradicionais infantis, um modelo tradicional passada pelos pais e acrescenta ao
currículo da criança uma boa oralidade, espontaneidade e convivência em grupo.
Brincadeiras de faz de conta tem função similar a da anterior. Por fim as
brincadeiras de construção desenvolvem a habilidade da criança, estimula a
criar e aumenta o repertorio sensorial da mesma.
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